Como ajustar Contingência SCAN no API

? O que é?

O Sistema de Contingência do Ambiente Nacional (SCAN) é um mecanismo desenvolvido pela Receita Federal do Brasil para permitir a emissão de documentos fiscais eletrônicos em situações de contingência. O SCAN é uma alternativa para as empresas emitirem notas fiscais eletrônicas (NF-e e CT-e) quando ocorrem falhas ou instabilidades no ambiente de autorização da SEFAZ. Ou seja, quando o software emissor não consegue se conectar com o webservice da Sefaz do Estado em que a empresa atua.

O SCAN-CTe (Sistema de Contingência do Ambiente Nacional para o Conhecimento de Transporte Eletrônico) é um mecanismo de contingência desenvolvido para permitir a emissão de CT-es (Conhecimentos de Transporte Eletrônicos) em situações em que o ambiente de autorização da SEFAZ não está disponível.


? Quando deve ser utilizada a contingência SCAN?

Quando o ambiente de autorização da SEFAZ não está disponível, as empresas podem utilizar o SCAN para emitir as NF-e ou CT-e em contingência. Permitindo que as empresas continuem cumprindo suas obrigações fiscais e realizem transações comerciais, mesmo durante interrupções no sistema normal.


?Porém, fica responsabilidade da própria empresa de forma manual ativar o modo contingência para que a emissão das NF-e e CT-e sigam corretamente.?

Além do uso de série específica reservada para o SCAN (série 900-999), o Sistema de Contingência do Ambiente Nacional depende de ativação da SEFAZ de origem, o que significa dizer que o SCAN só entra em operação quando a SEFAZ de origem estiver com problemas técnicos que impossibilitam a recepção da NF-e.


? Por quanto tempo a empresa deve ficar em contingência?

Irá variar conforme a manutenção, falha ou motivo de força maior que SEFAZ ficar indisponível.

A recepção das NF-e pela contingência SCAN é ativada pela UF interessada e uma vez acionada passa a recepcionar as NF-e de série 900 a 999 dos emissores credenciados para emitir NF-e ou CT-e na UF.

Eventualmente um emissor credenciado recentemente pode não estar autorizado a emitir NF-e no SCAN caso o Cadastro Nacional de Emissores não tenha sido atualizado pela UF interessada.


Após a recuperação da falha pela SEFAZ origem, as NF-e e CT-e recebidas em contingência serão transmitidas pelo Ambiente Nacional para a SEFAZ origem, de forma que, como as demais NF-e/CT-e, elas ficarão disponíveis para consulta.

Ocorrendo a indisponibilidade, a SEFAZ origem acionará a contingência SCAN para que ative o serviço de recepção e autorização de NF-e ou CT-e em seu lugar. Finda a indisponibilidade, a SEFAZ origem acionará novamente o SCAN, agora para desativar o serviço. A desativação do serviço de recepção e autorização de NF-e e CT-e pelo SCAN será precedida por um período de 15 minutos, em que ambos os ambientes estarão simultaneamente disponíveis, de forma a minimizar o impacto da mudança para o Contribuinte. 

? Configuração do modo contingência SCAN em nossa API

Temos à disposição de vocês a possibilidade de validar a disponibilidade da SEFAZ nos estados brasileiros, tanto para CT-e quanto para NF-e.
Acesse AQUI e verifique como está prático e fácil validar se um estado está em contingência, normal e outros possíveis fatores. Passando o mouse em cima de cada estado ele nos mostra sua situação.

Observem o exemplo abaixo.
  • Posicionei o mouse sobre o estado do Mato Grosso, ele ficou de outra cor e me trouxe se estava em contingência ou não. Muito rápido, fácil e prático!



E não é apenas isso, ao acessar o tópico NF-e dentro dele tem a opção status, localizado AQUI podemos verificar como ele está e como fica parametrizado o bloco em nossa API.

{

E em JSON:

{
    "sucesso": true,
    "codigo": "107",
    "mensagem": "Servico em Operacao",
    "tempo_medio": null,
    "contingencia": true
}
?Atenção:
"contingência": true é o indicativo que a contingência está ATIVA.

Ao acessar o tópico CT-e temos a mesma opção de status que NF-e. Segue como fica o bloco em nossa API:
{


 Em JSON:

{
    "sucesso": true,
    "codigo": "107",
    "mensagem": "Servico em Operacao",
    "tempo_medio": 1,
    "contingencia": false
}

É importante ficar atento sobre quando irão ocorrer as manutenções na SEFAZ. Geralmente a receita lança informativos e comunicados alertando, para que então as empresas consigam programar e organizar a ativação para o modo de

emissão contingência SCAN.

Keller Calgaroto
Formação em sistemas, experiencia na parte fiscal a mais de 4 anos

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Depoimentos

O que nossos clientes estão falando sobre a API IntegraNotas.

"A Combinação com Linux e Php proporciona melhor qualidade e velocidade na comunicação com servidores de documentos fiscais.
Usavamos no passado APIs com outras linguagens e sistemas operacionais, nos quais ocasionavam muitos erros.
Integra Notas esta de parabéns, por ter uma estrutura de boa qualidade e um suporte rapido e qualificado."


Marcos

Marcos Desenvolvimento de Sistemas

www.marcossistemas.com.br

Marcos Desenvolvimento de Sistemas

Escolhemos utilizar a API da Integra Notas pela sua facilidade de integração via JSON, permitindo que nos concentremos nas funcionalidades essenciais para aprimorar nosso sistema e impulsionar os resultados dos clientes, além de um suporte altamente qualificado que nunca deixou a nossa equipe dev na mão.


Thiago Lopes

DaringTech

www.daringtech.com.br

DaringTech

Utilizávamos outro serviço para envio da NFSe, mas o problema estava no suporte.
Precisava eu mesmo entrar em contato com provedor da nota de serviços de cada prefeitura. Isto estava me tomando muito tempo.
Então, procurando um novo serviço de envio, encontrei o Integra Notas.
A intergração é feita por API e está me ajudando bastante, tanto no suporte do envio dos dados, quanto no suporte para o desenvolvimento da ferramenta para o acesso.
Sem contar que a Integra Notas tem uma página específica para cada softhouse onde podemos acompanhar a emissão e os erros que estão acontecendo, fica tudo disponível na nuvem.


Cleomar

Servi Soft

www.ssfacil.com.br

Servi Soft

Optei pela utilização da API para concentrar-me no desenvolvimento de novas funcionalidades voltadas aos nossos clientes,
sem a necessidade de dedicar tempo às atualizações e regulamentações da SEFAZ. Dessa forma, é possível otimizar esforços
naquilo que realmente importa para atender melhor às necessidades dos clientes.


Jeferson

eBit Sistemas

www.ebitsistemas.com.br

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